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Normas Internas

Disciplina

O principal cuidado com as rotinas e regras está em usá-la sem sufocar a interação, as trocas e a criatividade . A sala de aula viva e produtiva pode não ser silenciosa, mas sempre será disciplinada. Disciplina no Colégio se entende como organização do espaço, das atividades e dos participantes, de modo a favorecer o processo de conhecimento e instalar o respeito pelo trabalho de todos. Ele se expressa tanto através do silêncio, da concentração como pelo ruído de vozes no diálogo” ( Berttold Bruchet )

1- Pontualidade

  • Período Matutino
    Horário das aulas – 7h30 às 12h ou 12h50 quando houver a 6ª. Aula. O Portão fechará às 7h30. O aluno deverá encaminhar-se à secretaria para verificar seu total de atraso e receber a autorização de entrada, caso seja cabível.
    Lembramos que as aulas iniciam às 7h30, portanto o aluno deverá estar no Colégio até 5 minutos antes.
  • Período Vespertino
    Horário das aulas – 13h às 17h ( Ed. Infantil ) e das 13h às 17h30 ( Ensino Fundamental ). O portão fechará às 13h. O aluno deverá encaminhar-se à secretaria para verificar seu total de atrasos e receber a autorização de entrada, caso seja cabível.
    Lembramos que as aulas iniciam às 13h, portanto o aluno deve estar no Colégio até 5 minutos antes.

Obs.: Os alunos e pais deverão prestar atenção em seu horário. A entrada será permitida até o 3º atraso no mês. Após este limite os pais serão comunicados e será solicitado para que contribuam com o controle e disciplina do aluno.

2- Troca de Aulas
A aula possui 50 minutos de duração. Ao término de cada aula o sinal soará e somente o professor terá permissão para sair da sala. O aluno que sair sem permissão será encaminhado à direção, implicando em advertência ou suspensão (quando houver acúmulo de advertências).

Obs.: A saída do aluno de sala para beber água, ir ao banheiro deverá ocorrer somente no horário do intervalo ou em caso extremo solicitar autorização ao professor.

3- Intervalo/ Recreio
O intervalo em ambos os períodos tem duração de 20 minutos sendo:

  • Ensino Fundamental I – 1° ao 5° ano (Matutino) – 9h10 às 9h30
  • Ensino Fundamental II – 6° ao 9° ano (Matutino) – 10h às 10h20
  • Ensino Médio e Técnico (Matutino) – 10h às 10h20
  • Educação Infantil (Vespertino) – 14h40às 15h
  • Ensino Fundamental (Vespertino) – 15h30 às 15h50

OBS.: Para o Ensino Fundamental, Ensino Médio e Técnico o primeiro sinal de término do intervalo soará às 10h20, os alunos deverão encaminhar-se às salas de aula. Os alunos que não cumprirem com os horários serão encaminhados à Direção, sendo os pais avisados através de comunicado e o acúmulo se tornará em advertência e/ou suspensão após o terceiro comunicado.

4- Procedimento em caso de afastamento
Em caso de afastamento por doença ou outrem, o responsável deverá comunicar à Direção, que, orientará sobre como o aluno poderá acompanhar os estudos.

5- Avaliação Substitutiva

  • O Aluno que faltar em qualquer uma das provas deverá requerer prova substitutiva no prazo máximo de 24 horas.A justificativa de solicitação deverá ser do responsável legal;
  • Aos alunos que justificarem suas faltas em dia de prova será aplicada prova substitutiva conforme calendário escolar;
  • As provas substitutivas deverão ser requeridas mediante preenchimento de formulário próprio na secretaria da escola, apresentando o atestado médico, odontológico ou pagamento de taxa;
  • Deverá o aluno solicitar a avaliação substitutiva à Coordenação e/ ou Direção, mediante apresentação de atestado médico ou pagamento de taxa na secretaria;
    não há substitutiva para simulado e recuperação

6- Dispensa de alunos
A dispensa de alunos deverá ser feita pelos responsáveis por escrito através da agenda escolar (Educação Infantil/ Fundamental), ou por meio de carta de próprio punho com telefone para contato.

OBS: É solicitado aos responsáveis que não marquem dentistas, exames ou consultas médicas no período de aula do aluno para que o mesmo não seja prejudicado. Salvo em casos de extrema necessidade.

7- Atividades extras
Informamos que qualquer atividade extra se dará através de comunicado e autorização prévia. Lembrando que haverá aulas normais desde que não haja adesão total da sala. A não dispensa do aluno pela direção deverá ser de total responsabilidade dos responsáveis pelo mesmo. Os alunos que não apresentarem um comportamento adequado nas atividades extras serão suspensos de um dia de aula e de outras atividades extras até mostrarem-se merecedores de uma nova oportunidade.

8-Treinos
O Colégio proporciona aos alunos modalidades esportivas que será fornecido o horário a partir da 2ª. semana de fevereiro.

O aluno deverá fazer inscrição na secretaria do colégio gratuitamente e comparecer no dia e horário marcado para a prática esportiva.

Lembramos que é obrigatório o uso do uniforme escolar pra entrar ao Colégio. É permitido a troca do uniforme no Colégio por outro agasalho para as modalidades esportivas.

O Colégio se isenta de qualquer responsabilidade pelo esquecimento de uniformes e material que não estejam guardados nos armários.

OBS.: Será exigido um bom comportamento e um bom desempenho escolar para a participação das modalidades. É muito importante manter freqüência nas modalidades, pois os alunos estarão formando equipes para participarem de competições que representarão o Colégio na cidade e também em outras.

9-Agenda escolar
É obrigatório o uso da agenda escolar para os alunos de Educação Infantil e Ensino Fundamental. A agenda serve para a comunicação entre o Colégio e responsáveis ou vice-versa. Seu uso será para:

  • Anotações das lições de casa e avaliações;
  • Justificativas de ausências as aulas;
  • Justificativas de atraso na entrada;
  • Dispensas para sair mais cedo do Colégio ou das atividades;
  • Marcar horários coma direção e/ou professores.

Para um bom acompanhamento do rendimento escolar, solicitamos aos responsáveis rubricar as agendas diariamente, mesmo não havendo nenhuma anotação.

Na ausência de 3 rubricas, os responsáveis serão convocados pela Direção.

OBS.: Todas as justificativas deverão ser assinadas e datadas pelos responsáveis. Todo e qualquer comunicado dos professores aos responsáveis deverá ter a rubrica da Direção, caso contrário não terá validade.

10- Aproveitamento escolar:
Para acompanhar adequadamente o aproveitamento escolar do aluno, os responsáveis deverão acessar o Aluno@Net  verificar a Ficha de Ocorrência, onde constará:

  • Ausências de tarefas;
  • Comportamento inadequado;
  • Dificuldade no aprendizado;
  • Excesso de faltas ou atraso;
A ausência da participação de sala de aula, tarefas e comportamento implica na composição da nota DI (Desempenho Individual – 0 à 10)

11- Reunião de Pais
A cada final de trimeste o Colégio realiza uma reunião de pais para que recebam os boletins, “vistem” as provas e trabalhos e sejam orientados sobre como ajudar e orientar o aluno para melhorar em seus estudos.

Os responsáveis que não comparecerem a reunião deverão agendar um horário com a Direção o mais breve possível, caso os responsáveis não compareçam a reunião ou não atenderem as convocações realizadas durante o ano letivo estará isentando o Colégio de qualquer responsabilidade.

A União Colégio com a família e vice-versa é muito importante para o aproveitamento escolar do aluno.

12- Uniforme
O uniforme é obrigatório para todos os alunos, sendo composto de:

  • Camiseta branca com logotipo do Colégio;
  • Agasalho com logotipo do Colégio (calça e blusão);
  • Blusão de moletom com logotipo do Colégio;
  • Bermuda com logotipo do Colégio;
  • Short-saia com logotipo do Colégio para as alunas da Educação Infantil e 1° ao 5° ano do Ensino Fundamental;
  • Tênis;
  • Touca azul marinho lisa somente no inverno.
  • O aluno deverá ter os seguintes cuidados:
  • Identificar todo o uniforme;
  • Conservar o uniforme não cortando e/ou riscando e/ou desenhando nas mangas, golas e barras;

Não utilizar o agasalho, camisetas, bermudas e moleton do lado do avesso.

OBS: A boa apresentação, asseio e conservação do uniforme será exigido e é indispensável para uma vida disciplinar saudável.

O Colégio não se responsabiliza por uniformes esquecidos em suas dependências. Quando encontrado algum uniforme e/ou material será encaminhado ao “Achados e Perdidos” devendo o aluno ou responsável procurá-lo.

13- Avaliação do Aproveitamento Escolar
A avaliação do rendimento escolar em todos os cursos compreenderá:

  • Avaliação do aproveitamento – Incidirá sobre o desempenho dos alunos nas diferentes experiências de aprendizagem como projetos, avaliações contínuas, seminários, apresentação de tarefas, trabalhos em grupos ou individuais e avaliação individual Bimestral.
  • Média – os alunos deverão obter média mínima 6,0 (seis) em cada bimestre num total de 24 pontos em cada disciplina.
  • Recuperação Contínua – O aluno será submetido a recuperação contínua trimestral quando não alcançar média 6,0 (seis), não havendo número mínimo de disciplinas. O aluno deverá realizar trabalhos para cada disciplina afim de alcançar a média 6,0 na recuperação. Será considerada a nota maior para contagem de pontos.
  • Recuperação intensiva – o aluno que não alcançou média 6,0 na recuperação paralela trimestral será encaminhado para recuperação intensiva de final de ano. Para ter direito a recuperação intensiva o aluno deverá somar 18 pontos por disciplina, não havendo o número mínimo de disciplinas. O aluno deverá fazer prova e trabalho para cada disciplina afim de alcançar média 6,0 na recuperação.

14 – Normas disciplinares
Para o bom andamento da disciplina é necessário:

  • Comparecer ao colégio com uniforme completo e asseio, inclusive em horário oposto as aulas.
  • Acatar e respeitar as autoridades do colégio, funcionários, professores e colegas.
  • Ser pontual e assíduo. Não será permitido a entrada do aluno em sala, quando o mesmo tiver mais de 3 atrasos no mês, retornando para sua residência.
  • Em caso de atraso na 1ª aula, o aluno terá autorização para entrar somente na 2ª aula.
  • Solicitação de documentos como: declaração de escolaridade, transferência e outros, retirar após 24 horas mediante pagamento de taxa de R$ 3,00 ou outro valor no caso de 2ª. Via de documentos ou afins.
  • A entrega de documentos (históricos e outros) à secretaria deverá ser feita, em tempo hábil, para que não haja restrições na documentação escolar do aluno.
  • A dispensa do aluno será permitida somente com a autorização por escrito dos responsáveis ou presença dos mesmos.
  • Além do material escolar, poderão trazer objetos ou outros materiais somente se solicitado pelo professor e/direção.
  • Conservar os prédios, mobiliário, materiais, murais e outros afins do Colégio.
  • Não é permitido o uso de boné, walkman, baralho, revistas, jogos eletrônicos, telefone celular e o uso de telefone público e outro durante a aula ou intervalo.
  • Qualquer comunicação do aluno com os pais no período de aula deverá ser através da Direção e/ou com autorização da mesma.
  • Permanecer em sala somente no horário de aula e subir a ela quando soar o sinal.
  • Contribuir para disciplina, evitando formar grupos para promover algazarra ou distúrbio nas dependências e nas imediações do Colégio.
  • Não trazer “colegas” para a porta do Colégio afim de promover algazarras.
  • Fumar e portar bebidas alcoólicas e/ou outros no Colégio e imediações são infrações gravíssimas cabendo a expulsão do aluno.
  • Não é permitido mascar chicletes, balas, pirulitos, “chupe-chupe” dentro das salas de aulas, biblioteca e laboratórios.
  • Promover coletas e subscrições dentro ou fora do Colégio só com autorização da Direção.
  • As ocorrências disciplinares serão encaminhadas à direção e terão a seguinte ordem: advertência oral ou escrita, suspensão e transferência, podendo a ordem ser alterada dependendo da gravidade da indisciplina.
  • Os alunos com problemas disciplinares, perderão o direito a qualquer benefício que o Colégio oferece, inclusive as atividades extracurriculares.
  • Ser disciplinado, inclusive nas filas de espera, entrada e saída das aulas e da cantina contribuem para a organização do Colégio.

“Liberdade não é dada, é conquistada”
Equipe Gestora