Digite o que busca

post

ENEM/ Vestibular

O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) é uma prova realizada pelo Ministério da Educação do Brasil   que avalia o desempenho do estudante e é uma forma de acesso ao ensino superior através do Sistema de Seleção Unificada (SiSU),  Programa Universidade para Todos( ProUni), o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec ) e Instituições Portuguesas .

O ENEM começou a ser aplicado em 1998 e hoje é o maior exame do Brasil e o segundo maior do mundo, atrás somente do vestibular da China, e conta com mais de 6,1 milhões inscritos (2017)  menor número de inscritos desde 2013. No ano de 2016, 8627.194 pessoas  confirmaram a inscrição após o prazo de pagamento da taxa, já em 2015 , esse número foi de 7.746.057 pessoas, tendo como recorde histórico de inscrições  no ENEM 2014  com o total de 8.721.946 inscrições confirmadas após o prazo.

Fonte: http://g1.globo.com/educacao/enem/2017

A prova é  dividida em 2 dias ( dois domingos consecutivos) conta com 180 questões (objetivas) e uma redação de no máximo 30 linhas( texto  dissertativo-argumentativo a partir de uma situação –problema(política, social ou cultural) , onde as áreas de conhecimento exigidas são: ciências da natureza e suas tecnologias, ciências humanas e suas tecnologias, linguagens , códigos e suas Tecnologias e matemática e suas tecnologias.

Novidades 2017 : provas em dois domingos consecutivos, redação no primeiro dia, nada de certificação , provas com  o nome do inscrito, vídeo prova em Libras, solicitação de tempo adicional  no ato da inscrição, declaração de comparecimento impressa pelo  inscrito e novas regras para isenção e ausência.

http://enem.inep.gov.br