ESCLARECIMENTO – ANTECIPAÇÃO DE FÉRIAS

Guarulhos, 31 de março de 2020.

Comunicado: 53/2020
Assunto: Esclarecimento – Antecipação de férias

Srs. Pais e/ou responsáveis,

O momento que estamos atravessando, com o fechamento das escolas de todo o país como uma medida de contenção da pandemia causada pelo Covid-19, é singular e traz consigo a necessidade de tomar decisões que jamais enfrentamos em nossa atividade. Entre elas, está a de considerar o período de suspensão das aulas como uma antecipação das férias escolares que aconteceriam no mês de julho. Outra decisão é a de realizar apenas o fechamento físico da escola e migrar as aulas para o ambiente virtual.

Como se não bastasse, ainda é preciso considerar as decisões que foram adotadas pela Secretaria Estadual de Educação. A sugestão foi de migração para o ensino virtual a distância e, foi dada liberdade para que a rede privada, e cada escola individualmente, decida.

Dessa maneira, decidimos continuar ofertando nossos serviços digitalmente pelas razões abaixo explicitadas:

· Não há motivo para crer que a suspensão de aulas seja interrompida tão cedo

· Durante esse tempo as crianças não podem ficar sem estudo. Precisam seguir aprendendo.

· De acordo com a deliberação 177/2020, as escolas particulares podem ofertar aulas on-line para suprir esse distanciamento da sala de aula;

· Devemos estar preparados para período maiores de suspensão de aulas. Assim, a compensação com período de férias antecipadas e recesso não será compatível para cumprir com as exigências legais do cumprimento de 800 horas de atividades escolares, fazendo surgir reposição de aulas aos sábados, e não teremos dias suficientes para isso. Ficando a dever aulas para os alunos prejudicando o aprendizado e sua formação.

· As escolas públicas dos maiores estados brasileiros estão se movimentando para oferecer ambientes virtuais. Por não estarem preparadas anteciparam suas férias, mas retornarão trabalhando como as escolas particulares.

· Sabemos que as famílias ou alguns de seus membros não estão de férias, mas, sim em trabalho remoto; portanto, não oferecer atividades escolares significa sobrecarregar ainda mais os pais com atividades a serem desenvolvidas com os filhos que têm tempo ocioso, mas não podem sair de casa.

· Os alunos estão sendo muito impactados nesse período de bloqueio, uma vez que perderam o convívio diário com os amigos, mudaram abruptamente a rotina, deixaram de ter contato com seus professores, que são importantes na formação geral, principalmente em momentos como esse. Ou seja, o processo de ensino/aprendizagem foi repentinamente interrompido em todos os seus aspectos.

· Algumas escolas particulares anteciparam suas férias por não terem tido tempo e estrutura para se organizar para as aulas digitais, mas no retorno das férias terão que trabalhar em ambiente virtual.

· Vivemos uma época instável e de incertezas. Todos fomos surpreendidos com as decisões rápidas do isolamento social. As famílias não tiveram tempo para se reorganizar;

· Os alunos precisam de tempo para se adaptar as novidades e aprender com elas. Com o tempo a ansiedade, o medo, a insegurança e a dúvida passarão. Neste momento precisamos de paciência para nos adequarmos as mudanças abruptas.

· A rotina das famílias mudou, mas a nossa também mudou e estamos nos adequando as essas transformações e estamos a disposição para ajudar.

Diante do exposto, o Colégio Progresso migrou suas aulas presenciais para digitais utilizando uma plataforma de aprendizagem, que entre inúmeros recursos, permite a realização de aulas síncronas (ao vivo) e decide por não antecipar as férias escolares, uma vez que ela tem duração de 30 dias e a suspensão das aulas levará mais tempo. De qualquer forma, em algum momento, as aulas digitais seriam ofertadas.

Sem mais,

Direção Geral.

Descrição: Elaine_Prancheta 1 (5)